Adolescência é tudo de bom mesmo
Era uma reunião típica do nosso grupo de jovens, e no momento do estudo, víamos sobre a reencarnação. E como não dá para ser diferente em meio a jovens sempre prontos para participarem, um levantou a mão e sem titubear foi logo falando.- Deus fez esse negócio de reencarnação errado! É isso mesmo. Se ele fosse humano, não faria a gente esquecer o que já aprendeu quando nascesse. Queria só ver se eu ia ter problemas lá na escola! Não ia ficar de prova final nunca mais! Porque esquecer para aprender tudo de novo?
A pergunta ficou no ar.
E como nessa idade todos são ávidos por respostas, devolvemos ao grupo a pergunta:
- Porque esquecer para aprender tudo de novo? E vejam só! Não é que eles mesmos começaram a dar respostas:
- Se a gente já nascesse sabendo de tudo ia ser complicado. Saber de tudo que fizemos e também o que deixamos de fazer não nos faria bem. Bem que nós poderíamos lembrar só do que é bom!
- Mas a gente não tem porque lembrar só do que é bom. E pra falar a verdade, o que é realmente bom a gente nunca esquece. E tem outra, as coisas da vida aqui na terra, elas mudam. Por exemplo, quanto tempo demoramos a descobrir que a terra era redonda?
Logo outro complementou:
- Ah, mas eu também acho que quando a gente esquece é para as coisas ficarem na verdade, mais fáceis. Quando você não sabe de algo, é mais fácil você aprender algo novo do que esquecer o que já a prendeu para ter que aprender tudo de novo. Como Moisés fez com o povo, andando 40 anos do deserto, até que os novos aprendizados fossem assimilados.
É moçada! Parabéns. Agora então para concluir o nosso estudo vamos ver o que kardec perguntou aos espíritos sobre esse assunto.
Questão nº 392 - Porque perder o Espírito encarnado a lembrança do seu passado?
L.E. - "Não pode o homem, nem deve saber tudo". Deus assim o quer em sua sabedoria . Sem o véu que lhe oculta certas coisas, ficaria ofuscado, como quem, sem transição, saísse do escuro para o claro. "Esquecido de seu passado ele é mais senhor de si".